segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Coach

Faculdade São Salvador
Autores:
Ricardo Santos
Curso Tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos
Prof Orientador: Silvio Roberto de Almeida
III Modulo
COACH
Conforme pesquisa eletrônica citada nas referências coach, nada mais é que uma espécie de Personal Trainer mental e emocional que auxilia as pessoas a atingirem metas profissionais e pessoais. Da mesma forma que o Personal Trainer atua motivando e estimulando você a atingir níveis cada vez mais altos de excelência física, o Coach age nos níveis de excelência e de realização da vida. E assim segue nas demais variadas definições.
Coach é um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização.
Coach É a metodologia mais poderosa da atualidade para desenvolver pessoas e organizações através das pessoas.
Coach é um processo que visa aumentar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o Coach) em uma parceria com o Cliente (o Coachee).
Para Cluttenrbuck (2008) é o profissional que atua como estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de paciência, insight, perseverança e interesse (às vezes chamado de carisma) para ajudar os receptores do coaching (coachees) a acessar seus recursos internos, dessa forma melhorando seu desempenho.
Papel do coach e do coachee
Ambos são parceiros do processo. O coach conduz o processo. O coachee é responsável pela geração do resultado.
E alguns elementos destacam-se de forma tradicional ou progressiva, que podem ser resumidos da seguinte forma:
Tradicional – O coach ajuda o coachee a esclarecer a meta que deseja alcançar;
- Concorda com coachee a respeito do que farão para alcançar o nível desejado de desempenho, isso costuma exigir um plano de atividades, que inclui parte pratica;
- O coach tanto observa a atividade quanto monitora o resultado, usando essa informação para ajudar o coachee a identificar falhas ou a modificar a abordagem;
- O ciclo se repete, e aos poucos vai se desenvolvendo a confiança entre o coach e coachee, possibilitando experimentar novos comportamentos de sua iniciativa, colocando cada vez mais em pauta suas observações e reflexões pessoais de revisão, até que a intervenção do coach deixa de ser necessária.
Já no progressivo , o coach usa um questionamento habilidoso para ajudar o coachee a desenvolver sua compreensão de uma situação, dos processos que a constituem e das forças internas e externas em ação, que tanto promovem como desecorajam o desempenho;
- O coach ajuda o coachee a elaborar e a sustentar a motivação necessária para realizar as metas escolhidas;
- O coach esta disponível para mais estimulação, questionamento e reflexão, conforme o coachee vier a precisar. É o coach que dá suporte ao “coachee” serve ao coachee e não o contrário, mesmo que seja um líder apoiando pessoas do seu time, ele está a serviço do time e não o inverso. Coach também é confundido com conselheiro, mentor e guru. Apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. No papel de coach, este compromisso é fundamental na medida em que o coach atua no campo do desempenho - resultado e realização pessoal - e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.
Quando se contrata um coach o cliente (coachee) vai decidir juntamente com o coach o número de sessões, a forma que elas serão realizadas (por exemplo pelo telefone, cara a cara, por e-mail, chat) e a duração do acordo de Coaching (por exemplo, três ou seis meses).
Os custos depende da especialidade do coach. Pergunte ao coach que você quer contratar para que ele informe seus honorários. Às vezes o coach oferece uma primeira sessão gratuita onde também apresenta a proposta financeira A visão de futuro na relação com o cliente, o coach deve: Primeiro estimulá-lo a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; segundo desafiá-lo a "sonhar acordado", a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora. Isto é particularmente importante porque não é raro as pessoas definirem suas metas para atender aos desejos e necessidades dos outros, chefes ou familiares. Às vezes, a visão que o cliente tem do problema é a própria fonte do problema. Por exemplo, um cliente muito viciado numa determinada estratégia de negócio pode
não perceber novas e melhores estratégias. Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras. É necessário que a relação entre coach e cliente seja de muita confiança. Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências. Esta prática de abertura, central em Coaching, abre espaço para um alto padrão de desempenho. O coach incentiva o cliente a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas. Com seu feedback, o cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima É extremamente importante que o coach e o cliente conheçam bem a trajetória de realização um do outro. Conhecer as atitudes do outro, seus valores, padrões de comportamento e principais sucessos e fracassos. Conhecendo o cliente, o coach poderá ajudá-lo a identificar o gap entre a visão de futuro dele e a sua situação e competências atuais. E, conhecendo o coach, o cliente saberá usar melhor a sua experiência, sua bagagem. O Coaching funciona como uma parceria entre o coach e o cliente, ajuda a clarificar objetivos de forma a torná-los desafiadores e estimulantes, para que o cliente então alcance seus objetivos com a energia originária de seus valores mais profundos. Os Coaches são especialmente treinados para trabalhar com pessoas dos mais diferentes estilos de vida, para auxiliá-las a atingirem suas metas, viverem seus valores e serem o melhor que puderem. A análise da trajetória não deve transformar o passado numa plataforma para a visão de futuro, isto limitaria o futuro a ser uma extensão do passado. Esta análise serve para identificar pontos fortes e fracos (de ambos) que possam influir no desempenho futuro e que devem ser considerados no plano de ação. Assim, facilita o sucesso do plano de ação e evita problemas decorrentes da falta de planejamento. Coaching é ação comprometida, determinação, é a coragem necessária quando se tem desafios a superar. As emoções são essenciais para construir uma ponte vigorosa entre o coach e seu cliente, que sustente o percurso desde a intenção até a realização. Sem emoção, não há envolvimento nem energia para a ação. Alegria, determinação e, principalmente, confiança são as bases para um relacionamento / projeto bem sucedido.
Benefícios:
Potencializar a performance e poder de decisão do líder e colaboradores. Aumentar a capacidade de administrar mudanças. Melhorar a resiliência, (capacidade de adaptação) e superar as adversidades. Redução do estresse e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Redução das reações de desperdício (wasteful reactions). Aumento da determinação para alcançar objetivos extraordinários. Superação de desafios. Aumento da produtividade e lucratividade. Melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. Capacidade de trabalhar eficientemente em equipes. Melhor capacidade na resolução de conflitos. Aumento do QI operacional.
Efetivação da liderança participativa. Alinhamento das metas e valores pessoais com as metas e valores da empresa. Desenvolvimento das habilidades para o sucesso pessoal e empresarial. Aprimorar a administração de tempo, reduzindo o re-trabalho e melhorando resultados. Solucionar conflitos e melhorar a qualidade do relacionamento das equipes etc. Desvantagens Coach não é uma terapia. Se for então o coachee pode se torna dependente; Pode ser visto como uma posição do prestigie em um negocio e assim pode criar um clichê de ônibus e de influencieis políticos
Princípios éticos do coach
É um código de conduta que serve de referência para um comportamento baseado em valores.
Os princípios procedem da lei comum, ou seja, eles não determinam o que o coach deve fazer, mas é uma referência, através da qual o coach pode se mover livremente. Para se tornar membro da ICC (Comunidade Internacional de Coaching), a aceitação deste código é um pré-requisito para todos os coachees. Este código estará sempre de acordo com as leis do país onde o coach trabalhar. Confiança – sendo a base de qualquer relação profissional de aconselhamento, Coach e Coachee constróem e fortalecem uma relação de confiança ao longo do tempo através da clareza, da honestidade, da frontalidade e do compromisso com o sucesso do processo de coaching. Competência – o Coach utiliza as competências essenciais e mobiliza o máximo das suas capacidades com todos os clientes, reconhecendo os limites do seu nível de conhecimento e trabalhando constantemente para melhorar as suas habilidades. Integridade – Coach e Coachee agem com coerência, honrando os seus acordos e mantendo suas promessas. Respeito pelo cliente – o Coach trata o seu cliente com dignidade e integridade, respeitando os seus limites e nunca se aproveitando, sob nenhuma forma, pessoal ou profissional, do seu cliente. Honestidade – o Coach não aceita um cliente quando não sente que tem as condições mínimas necessárias para conduzir um trabalho eficaz, tendo a opção de encaminhar o cliente para outro profissional (de coaching ou de outra área, inteligência emocional, terapeutas, advogados, médicos) que julgue mais adequado ao caso. Confidencialidade e Sigilo – todo o material do cliente é estritamente confidencial, salvo quando o cliente autorizar de maneira diversa ou estiver disposto na lei, ou por qualquer outra razão premente, como o prejuízo iminente de outras pessoas. O
material pode ser verbal, quando pronunciado nas sessões presenciais ou por telefone, ou digital, quando produzido informaticamente (p.e., e-mails) Consentimento informado – o Coach pedirá a autorização do cliente antes de usar o seu nome, ou a sua opinião, como referência ou para qualquer outra situação em que o cliente possa ser identificado. Feedback e avanços – o Coach avaliará os progressos do seu cliente. Se o cliente não progredir, o Coach discutirá isso abertamente com ele, como parte do relacionamento de Coaching. Se, ou quando, houver uma interrupção nas atividades do Coach, este tentará chegar a um acordo com o seu cliente. Se a interrupção for muito longa (mais do que dois meses), e para não prejudicar o trabalho já feito, o Coach indicará ao seu cliente outro Coach que se reja pelos mesmos princípios éticos.
Referência
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=10498 acesso 28/05/2010 as 13:35
CLUTTERBUCK, David / Coach eficaz – como orientar sua equipe de trabalho para potencializar resultados / tradução, Maria Silvia Mourão Netto. – São Paulo: Editora Gente, 2008
http://www.conexaorh.com.br/coach.htm acesso 30/05/2010 as 18:30
http://www.flaviosouza.com.br/meta.php?id=2&sessao=artigos acesso 28/05/2010 as 13:30 http://interviewonline.com.br/blog/coaching/saiba-como-coaching-pode-ajudar-uma-empresa%E2%80%8F/
http://www.kienbaum.com.br/relacoes_publicas_press_releases.php?press_id=32 acesso 30/05/2010 as 19:00
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?ArtCat=5 acesso 29/05/2010 as 22:10
http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Materia/4447/a-evolucao-para-a-verdadeira-lideranca.html acesso 29/05/2010 as 22:20

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